Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Data
Youtubeplay db0358e6953f0d0ec2cd240bca6403729d73b33e9afefb17dfb2ce9b7646370a

OFICINAS

Atualizado em 12/09/17 23:33.

 

OFICINA 1 - Prof. Dr. Luciano Feliciano de Lima - UEG/Goiás

Título: Utilizando o recurso *animar* do Software GeoGebra para o ensino de funções

Resumo: 

Com a oficina visa-se refletir sobre a utilização do recurso *animar* do software GeoGebra para dar movimento a pontos e gráficos de funções como, por exemplo, função: polinomial do primeiro e segundo graus; função exponencial; função logarítmica; função trigonométrica dentre outras. Entende-se que por meio do recurso *animar* os participantes podem utilizar funções para representar uma imagem como a de um homem sorrindo e acenando. Fazer relações desse tipo contribuem com uma compreensão sobre o comportamento de gráficos de funções à medida em que se alteram seus coeficientes. Produzir gráficos e representações de cenas cotidianas por meio de um programa matemático pode: favorecer reflexões sobre a importância de outras formas de representações da matemática para além do lápis e papel; possibilitar um envolvimento em tarefas de exploração e investigação. Esse processo pode tornar a experiência com a matemática mais dinâmica, ou seja, com mais oportunidades para planejar a tarefa a ser executada, pensando por conta própria, escolhendo os caminhos a serem seguidos, implementando ações e defendendo suas escolhas por meio de argumentações matemáticas. Nesse sentido, o trabalho com o computador compartilhamentos com outras pessoas viabilizando uma produção coletiva do conhecimento. Espera-se, com esta oficina, estimular a reflexão sobre o fazer matemática em um contexto que valoriza a atribuição de significados ao objeto de estudo.

 

Palavras-chave: Educação Matemática; Abordagem Dialógica e Investigativa; Funções; Software GeoGebra.

 

 

 

OFICINA 4 - Prof. Dr. Marcos Nascimento Magalhães - USP

Título: Atividades em Estatística.

Objetivo: Discutir o uso de atividades no ensino-aprendizagem de Estatística para o Ensino Médio.

Conteúdo: Estatística na escola e na sociedade. Atividades em Estatística: sala de aula, miniaplicativos, planilhas, proposta de projetos e filmes e vídeos. Portais de interesse. Referências.

Duração: 3 horas 

Público Alvo: Alunos de licenciaturas e professores do ensino médio (preferencialmente). 

 

Listar Todas Voltar